Município de Almodôvar

Educação

Toda a política educativa deve ter como primeiro objetivo a promoção da PESSOA, pois o exercício da cidadania só pode ser feito, na sua plenitude, por mulheres e homens cultos, capazes de compreender a realidade e interagir com ela de forma crítica e construtiva.

Na área da educação, numa primeira fase, uma das nossas preocupações foram as escolas, onde hoje se faz grande parte da formação das crianças e jovens. Estabelecemos com o Agrupamento de Escolas uma relação de proximidade, estando atentos aos problemas que surgem diariamente, procurando, em conjunto com os profissionais de educação e com a comunidade, encontrar as soluções mais adequadas.

Com uma rede escolar desajustada foi necessário proceder à sua reorganização, criando Centros Escolares, onde pudessem existir as condições que respondessem de forma mais eficaz às novas exigências do ensino. Temos atualmente quatro edifícios escolares (Almodôvar, Aldeia dos Fernandes, Telhada e Santa Clara-a-Nova) requalificados e um (Rosário) em fase de requalificação.

Existe hoje uma rede de transportes escolares capaz de dar resposta às inúmeras solicitações e um serviço de refeições escolares que abrange todas as escolas (1º ciclo e pré-escolar) do concelho. Asseguramos também a componente de apoio à família e as atividades de enriquecimento curricular.