Município de Almodôvar

Notícias

Índice de risco de incêndio em nível muito elevado ou máximo

Índice de risco de incêndio em nível muito elevado ou máximo

Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) enviadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Município de Almodôvar informa que, devido às condições meteorológicas que se têm vindo a verificar, nos próximos dias o índice de risco de incêndio estará em nível muito elevado ou máximo na generalidade dos municípios das regiões interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve. É expectável a ocorrência de tempo quente e seco com temperatura mínima acima dos 20ºC,  condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

A ANPC e o Município de Almodôvar recordam que, de acordo com a legislação em vigor, não é permitido neste momento:

  • Realizar queimadas ou fogueiras para recreio, lazer ou confeção de alimentos;
  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Se efetuar trabalhos agrícolas e florestais mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras e abasteça as máquinas a frio em locais com pouca vegetação; tenha cuidado com as faíscas quando trabalha com máquinas.

A ANPC e o Município de Almodôvar recomendam ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANPC e do IPMA, juntos dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.