Governo Decreta Estado de Calamidade Pública

Caros cidadãos:

Devido à previsão de agravamento, nos próximos dias, em particular neste fim-de-semana, do risco de incêndio muito elevado e máximo, e, considerando que nessa sequência foi declarado “Estado de Calamidade Pública” pelo Sr Primeiro Ministro, com efeitos preventivos, através do Despacho Conjunto proferido nesta data pela Presidência do Conselho de Ministros, e para o concelho de Almodôvar, a partir das 14 horas do dia 18 de agosto (Hoje) e até às 24 horas do próximo dia 21 de agosto, agradeço a precaução e cuidado máximo de todos os munícipes, bem como a indicação imediata (para os números de emergência) de qualquer sinal indicativo de incêndio ou perigo do mesmo vir a acontecer.

Estão de prevenção os colaboradores com responsabilidade publica, os Sapadores Florestais do Município, para alem dos Bombeiros que estão sempre dedicados a esta causa.

Está proibido o uso de qualquer artefacto com fogo (desde pirotecnia até uso para efeitos agrícolas, para a apicultura, etc), está proibido o acesso e permanência a espaços florestais bem como o uso de maquinas de combustão, tractores ou outras maquinas agricolas ou de corte mecânico. E é proibido todo e qualquer utilização de meios, equipamentos ou intervenção humana que coloque a zona em perigo de incêndio.

E como sempre, aconselha-se que que os proprietários limpem a área em volta das suas casas para evitar maior perigo de combustão.

Ajude-nos a prevenir acautelando todas as possibilidades possíveis. É o nosso concelho, é o risco de perdas materiais e humanas que está em causa. Todos podemos colaborar para minimizar os riscos.

No ambito da Proteção Civil, foi convocada de imediato, para cumprimento da Lei em vigor e da urgência da situação, a Comissão Municipal de Proteção Civil, criada em 2015 e aprovada em Maio de 2017, por 3 anos, para decisão imediata de eventual ativação de plano de emergência, meios políticos e logísticos.

Por favor, divulguem esta nota de aviso pelos vossos contactos.
Obrigado
António Bota
(Responsável pela Protecção Civil no Concelho, por inerência do cargo de Presidente de Câmara)