Município de Almodôvar

Notícias

Remodelação do Convento de Nossa Senhora da Conceição

Edifício de cariz religioso, o convento de Nossa Senhora da Conceição entrou rapidamente em declínio com a extinção das ordens religiosas, em meados do século XIX. Sucessivamente ocupado por instituições públicas, escolas, associações particulares, entre outras, o seu estado de degradação aumentou exponencialmente ao longo do século XX.
Recentemente, e no âmbito da renovação que tem operado em toda a área envolvente, o Município decidiu intervir no imóvel, resgatando-o da deterioração que ameaçava toda a sua estrutura. O projeto de remodelação estabelecido pretendeu transformar o antigo convento no Futuro Fórum Cultural de Almodôvar, uma megaestrutura que compreende, entre outras valências, um Museu de Arte Sacra, Receção e Loja, Cafetaria e Esplanada, Salas para Oficinas de Música e Artes Plásticas e várias Salas Polivalentes, todos eles já adaptados às necessidades de indivíduos com mobilidade reduzida. Ao lado do Fórum, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição decorrem ainda trabalhos de fundo, que envolvem delicados e exaustivos trabalhos de conservação e restauro e várias prospeções e escavações arqueológicas.Sendo o convento um imóvel classificado, a intervenção realizada teve de ter em conta a beneficiação estética do conjunto, tentando a cada passo harmonizar a intervenção em curso com toda a pré-existência do edifício, por forma a manter e valorizar sua a imagem. Esta intervenção cuidada permitiu ao Convento um autêntico renascer, fruto da sua adaptação às futuras funções.
Estima-se que a obra de remodelação do Convento fique terminada no início do próximo mês de julho. Os trabalhos no futuro Fórum Cultural do Convento de Nossa Senhora da Conceição traduzem um investimento de mais de 2 milhões e duzentos mil euros.