Município de Almodôvar

Notícias

…na máquina do tempo…

A Exposição de Pintura e Escultura, intitulada “…na máquina do tempo…“ é a proposta que a nossa Galeria de Exposições da Praça em Almodôvar tem para lhe apresentar até ao próximo dia 2 de Julho.

Esta exposição será inaugurada na próxima terça-feira, 8 de Junho, às 18h e apresenta-nos um conjunto de pinturas e esculturas que reflectem a atracção iminente pela força de uma imagem que atesta o conhecimento da história e dos testemunhos das vivências dos povos.

Segundo Rui Pereira, do Museu Jorge Vieira, a obra de Gil Teixeira Lopes espelha as contradições da humanidade, as tragédias, as revoltas, os mitos, o mágico, o sagrado e o profano, mas também o fervor que nutre paixões, ajudando-nos por consequência, a questionar o próprio mundo.

Sobre o artista, Gil Teixeira Lopes, nasceu em Mirandela, em 1936 e é Professor Catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade de lisboa, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, Membro Honorário da Academia Nacional de Belas Artes e ganhou a Medalha de Ouro das cidades de Génova e Mirandela.
Desde 1955, a obra deste reconhecido artista já percorreu o mundo, participando em mais de 800 exposições nacionais e internacionais, onde se destacam as presenças em Espanha, Itália, Suécia, Alemanha, U.R.S.S, França, Iraque, Japão, Noruega, Brasil, Áustria,jugoslávia, Polónia, Coreia,Irlanda, entre muitos outros países. Entre 1960 e 2005, Gil Teixeira Lopes recebeu cerca de 40 prémios e distinções, quer no país, quer no estrangeiro.