Inauguração Oficial do Museu da Escrita do Sudoeste

Com a presença da Ministra da Cultura Dra. Maria Isabel da Silva Pires de Lima
Com a presença de mais de cem pessoas que não quiseram perder este evento, no passado dia 19 de Outubro, a Câmara Municipal de Almodôvar levou a efeito a Inauguração Oficial do Museu da Escrita do Sudoeste.
A Sessão Solene teve lugar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho e começou com uma breve exposição do Dr. Paulo Monteiro da empresa Arqueohoje responsável por todo o apetrechamento do Museu, a que se seguiu a apresentação de um pequeno filme alusivo àquela que é a Escrita mais Antiga da Península Ibérica.
Depois da visualização deste filme, usou da palavra o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Sebastião, que chamou a atenção de sua Excelência a Ministra da Cultura, para o facto de em Almodôvar existirem dois projectos importantíssimos que aguardam financiamento do Ministério, nomeadamente a Recuperação do Convento de Nossa Senhora da Conceição e o Centro Interpretativo das Mesas do Castelinho.
Ao discurso do Sr. Presidente seguiu-se o de Sua Excelência, a Ministra da Cultura, Professora Doutora Maria Isabel da Silva Pires de Lima, que no uso da palavra, respondeu às preocupações da Câmara Municipal de Almodôvar, deixando a nota de que não tinha financiamento para a recuperação do Convento Nossa Senhora da Conceição, mas que iria apoiar as diligências que a autarquia precisa-se de fazer para garantir o financiamento através de outros motores para este projecto.
Sobre o Centro Interpretativo das Mesas do Castelinho, Sua Excelência a Ministra da Cultura, deixou a garantia de que em 2008, o Programa Operacional da Cultura irá apoiar o projecto do tão importante para o concelho de Almodôvar e que tinha ficado suspenso.
À cerimónia seguiu-se o descerramento da placa comemorativa no edifício do Museu da Escrita do Sudoeste, onde todos os presentes foram posteriormente convidados a acompanhar uma visita guiada ao mesmo.