“Defender o Montado, Valorizar a Fileira da Cortiça”

Deslocou-se a Almodôvar, no passado dia 30 de Janeiro, um Grupo de Trabalho consituido por 10 deputados da Subcomissão Parlamentar de Agricultura , Desenvolvimento Regional e Pescas da Assembleia da República.
“Defender o Montado, Valorizar a Fileira da Cortiça”, foi o mote desta iniciativa de contacto com o Sector da Produção e Transformação da Cortiça, que integrou uma visita à Serra do Caldeirão, onde se fizeram 3 paragens em pontos chave (Pico do Mú, Gavião e Zebro).
Nestes locais, o grupo extenso que contou também com a presença da Associação de Apicultores da Serra do Caldeirão e Planície Dourada, Associação de Produtores Florestais do Mú, Associação de Agricultores de Almodôvar, Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, Liga para a Protecção da Natureza, Instituto de Conservação da Natureza e Direcção Geral de Recursos Florestais., pôde observar de perto os problemas com que o montado de sobro e as propriedades da serra se debatem, e aí, discutir algumas soluções que foram apresentadas aos Senhores Deputados.
Depois da Visita , o Grupo de Trabalho Parlamentar, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Barnabé, fizeram um balanço da visita, deixando os autarcas alguns apelos no sentido de sensibilizar os deputados para a problemática da desertificação humana a que se assiste no Concelho, e que também tem provocado um abandono das terras.