Programa Voluntários para a Defesa da Floresta já arrancou em Almodôvar

Considerando a necessidade de promover ações de prevenção de incêndios florestais que salvaguardem pessoas e bens e contribuam para a defesa, manutenção e promoção do património florestal, e principalmente na zona considerada como mais sensível do concelho de Almodôvar, já arrancou o projecto "Voluntariado Jovem para as florestas", onde 12 jovens estão já no terreno em acções de vigilância móvel e fixa, silvicultura preventiva e sensibilização junto das populações para a problemática dos fogos. Este programa que foi implementado conjuntamente com o IPJ vai decorrer até ao próximo dia 30 de Setembro.
Em complemento, a autarquia numa parceria com o I.E.F.P e a D.G.R.F, pôs em prática o Programa "Prevenção de Fogos Florestais" , onde 20 pessoas desempregadas foram enquadradas num plano de actividades ocupacionais específico para a prevenção dos fogos florestais, através de acções de vigilância móvel e fixa.
No âmbito do Plano de Prevenção estipulado pela autarquia, procedeu-se ainda à aquisição de 1 Kit de primeira intervenção com um depósito com capacidade para 500 litros que está instalado numa carrinha, e material variado de apoio às acções de vigilância (Binóculos, Bússolas, Coletes Reflectores).
A própria autarquia, de forma a intensificar os recursos humanos, disponibilizou, no mesmo âmbito das acções acima descritas, a vigilância promovida pelos funcionários do Gabinete de Fiscalização Municipal.
Estas acções foram pensadas em conformidade com as necessidades apontadas por todos os agentes envolvidos na Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, nomeadamente Câmara Municipal de Almodôvar, Bombeiros Voluntários de Almodôvar, Instituto Conservação da Natureza, Direção Geral de Recursos Florestais, Associação de Agricultores de Almodôvar, Associação de Produtores Florestais do Mú e G.N.R.