Inauguração Oficial do Fórum Cultural de Almodôvar – Convento de Nossa Senhora da Conceição

Depois de um investimento de mais de 2 milhões e duzentos mil euros, a Câmara Municipal de Almodôvar teve o orgulho inaugurar o novíssimo Fórum Cultural de Almodôvar, instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição.

Edifício de cariz religioso, o convento de Nossa Senhora da Conceição entrou rapidamente em declínio com a extinção das ordens religiosas, em meados do século XIX. Sucessivamente ocupado por instituições públicas, escolas, associações particulares, entre outras, o seu estado de degradação aumentou exponencialmente ao longo do século XX. Recentemente, e no âmbito da renovação que tem operado em toda a área envolvente, o Município decidiu intervir no imóvel, resgatando-o da deterioração que ameaçava toda a sua estrutura. O projeto de remodelação estabelecido pretendeu transformar o antigo convento no Futuro Fórum Cultural de Almodôvar, uma megaestrutura que compreende, entre outras valências, um Museu de Arte Sacra, Receção e Loja, Cafetaria e Esplanada, Salas para Oficinas de Música e Artes Plásticas e várias Salas Polivalentes, todos eles já adaptados às necessidades de indivíduos com mobilidade reduzida.

A Cerimónia Oficial de Inauguração da estrutura decorreu pelas 18h00 do dia 14 de setembro e contou com a presença do Reverendíssimo Bispo da Diocese de Beja, D. António Vitalino Fernandes Dantas. A par da Inauguração, foi lido um protocolo entre a Diocese de Beja e a Câmara Municipal de Almodôvar no âmbito da Requalificação do Património Religioso, que em breve será assinado.