Município de Almodôvar

Notícias

Arte Chocalheira é Património Cultural Imaterial da Humanidade

Arte Chocalheira é Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Arte Chocalheira foi naterça-feira, 1 de dezembro, elevada a Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda. O Município de Almodôvar não poderia deixar de se congratular com esta decisão tomada ao início desta tarde pelo Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Imaterial da UNESCO que decorre na Namíbia.

Um ano após o Cante Alentejano ter sido distinguido com tão nobre galardão, o nosso país e em particular o Alentejo vê agora ser reconhecida a Arte Chocalheira, uma atividade que encontra a sua maior expressão e tradição na nossa região.

O executivo da autarquia almodovarense congratula a Entidade Regional de Turismo de Alentejo e Ribatejo e todas as entidades envolvidas na preparação do projeto para esta decisão da UNESCO, que vão acrescentando à nossa região mais-valias que serão certamente de um enorme atrativo turístico e cultural. Congratulamos ainda as mulheres e homens que contribuíram para que a Arte Chocalheira atingisse o patamar que hoje atingiu, dignificando esta tradição ao longo dos anos.

O país e em particular o Alentejo está de parabéns. Um grande bem-haja a todos aqueles que permitiram este tão importante reconhecimento.