Município de Almodôvar

Notícias

Artistas Unidos Contra a Fome em Almodôvar

Artistas Unidos Contra a Fome em Almodôvar

De 31 de março a 30 de abril de 2016, Almodôvar recebe a Exposição "Artistas Unidos Contra a Fome" . A mostra é constituída pelo acervo de peças doado por diferentes artistas plásticos dos estados membros da CPLP com o objetivo de mobilizar recursos que contribuam para a implementação dos projetos da Campanha "Juntos Contra a Fome!"

A não perder, no Fórum Cultural de Almodôvar - Convento de Nossa Senhora da Conceição.

 

A arte e a cultura são importantes instrumentos de sensibilização e educação para o desenvolvimento e cidadania, encerrando em si uma capacidade mobilizadora e transformadora ímpar. O Direito Humano à Alimentação Adequada é um direito humano fundamental e a sua garantia é imprescindível para o combate à pobreza.

No entanto, esta ainda não é uma realidade para muitos milhões de pessoas no mundo e, particularmente, para cerca de 22 milhões de pessoas no espaço da nossa Comunidade.

A Campanha “Juntos Contra a Fome!” é uma iniciativa da comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à qual se associa a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com o objetivo central de angariação de fundos para a viabilização de iniciativas que contribuam para a erradicação da fome nos Estados membros da CPLP, reforçando a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).

A constituição do acervo de peças de arte dedicado à Campanha “Juntos Contra a Fome!” pretende viabilizar a realização de diversas atividades de índole cultural que permitam contribuir para a crescente mobilização de vontades e visibilidade da Campanha, gerando recursos que contribuam para a implementação de projetos de pequena dimensão, para a promoção da segurança alimentar e nutricional nos Estados membros da CPLP.

A Exposição “Artistas Unidos Contra a Fome!” vem, reforçar o papel que a Cultura assume no ativo reforço da construção da identidade coletiva, transmissão de conhecimento e saber que, para além de desempenhar um importante papel na criação de riqueza e na dinamização de atividades económicas, ajuda também a reforçar a consagração de direitos humanos básicos.

Com os recursos angariados pela Campanha, estão a ser desenvolvidas atividades que pretendem promover o investimento na agricultura familiar sustentável e a proteção social das pessoas afetadas pela fome nos Estados membros da Comunidade.

Até ao momento foram já financiadas as seguintes iniciativas:

  • “Projecto de promoção do desenvolvimento da agropecuária familiar sustentável no vale da Ribeira de Vinha”, a promover pela Associação dos Amigos da Natureza, em S. Vicente, Cabo Verde;
  • “Mulheres pequenas agricultoras das bolanhas a caminho de redução da insegurança alimentar e de melhoria nutricional nas tabancas, a promover pela AD - Acção para o Desenvolvimento, na Região de Cacheu, Guiné-Bissau.

A exposição é constituída pelo acervo de peças de arte doado por diferentes artistas plásticos dos Estados membros da CPLP, com o objetivo de mobilizar recursos que contribuam para a implementação dos projetos da Campanha.

Saiba mais em: