Município de Almodôvar

Notícias

Atalaia Artes Performativas 2016

Atalaia Artes Performativas 2016

O Atalaia Artes Performativas nasceu com a perspetiva de apoio à produção e investigação em arte contemporânea, nas suas diversas manifestações, em lugares por vezes inusitados, afastados dos grandes centros de produção artística.

Compreende um programa de residências de criação + festival, aposta no serviço educativo e desenvolve iniciativas paralelas, reunindo no Baixo Alentejo, nomeadamente em Almodôvar, Ourique e Aljustrel, um conjunto de criadores nacionais e internacionais. Oferece um terreno de trabalho profícuo para o processo de experimentação em artes performativas, numa perspetiva abrangente e integradora, contribuindo para o estabelecimento de dinâmicas com a comunidade e os agentes integrantes da atualidade artística.

O Atalaia Artes Performativas é promovido pela Atalaia – Associação dos Amigos da Cultura e das Artes, pelos Municípios de Ourique e Almodôvar e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo. O Município de Aljustrel é o concelho convidado da terceira edição do AAP. 

Serviço Educativo

O Serviço Educativo AAP'16 apresenta-se como um conjunto de propostas e ações dirigidas ao público em geral, mas especialmente  pensadas para o público escolar. Tem como principal objetivo o conhecimento do pensamento e da prática artística nas suas variadas vertentes como parte integrante da vida quotidiana, promovendo o desenvolvimento global do indivíduo e, portanto, a construção sustentadas da comunidade, de  modo sensível e criativo. 

As atividades do serviço educativo complementam e diversificam o programa específico do Atalaia Artes Performativas, promovendo o conhecimento artístico e científico, o enriquecimento do repertório cultural, da sensibilidade estética e o apreço pelas várias formas de arte. Compreendem: exposições e visitas guiadas, mostra de filmes/documentários, oficinas temáticas, debates e apresentações várias.

Como agentes/facilitadores/formadores, o Atalaia Artes Performativas convida - por um lado - artistas/agentes especialistas em educação artística/filosofia/arte/ciência. Por outro lado, foram selecionados três projetos em residência e alocados ao serviço educativo. Para além destas vertentes, a equipa do Atalaia2016 assegura a programação e mediação de várias ações, nomeadamente dos vários projetos em residência.

Como participar? Escolha o(s) projeto(s)/ateliê(s) que mais lhe interessar(em) e contacto o Serviço Educativo do Atalaia Artes Performativas por e-mail: app@atalaiaartesperformativas.com  ou por telefone: 286 512 263.

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS.

 

AAP'16 em Almodôvar

Da chamada a projetos em 2016 foram selecionadas 14 propostas de trabalho/investigação para residências de criação e apresentação final, em Almodôvar, Ourique e Aljustrel, no total de 26 artistas e 14 nacionalidades. As residências de criação decorrem entre 01 de julho e 29 de setembro de 2016. Em Almodôvar, as atividades (residências e oficinas) prolongam-se de agosto a outubro:

 

11 de agosto a 8 de setembro

"Poscards from the Unknown", de Eleonora Marzani. Destinado a todas as faixas etárias, o projeto explora o que se oculta sob o panorama em mudança constante, da imagem múltipla e preenchida das paisagens. As escolhas do quotidiano, os cenários íntimos, tantas camadas profundas das quais temos pouco tempo sequer para nos apercebermos, e menos ainda para conhecermos. "Postcards From the Unknown" é um projeto de vídeoperformance para o qual Eleonora Marzani procura participantes de qualquer idade como protagonistas de seis vídeos que vai criar e apresentar em Almodôvar. 

 

2 a 28 de setembro

Oficina "Como transformar uma ideia, ou muitas ideias numa música", com 6 sessões de 01H30 (a confirmar). Pretende-se neste espaço proporcionar o contacto com o processo de composição e registo de uma música, assim como a criação de uma imagem que servirá de apresentação da música em meios digitais. Os participantes terão oportunidade de gravar as suas vozes, criar melodias, escolher baterias, fazer desenhos e colagens... Serão usados como matéria prima a imaginação e o trabalho coletivo, sob orientação das artistas Érika Machado e Filipa Bastos.

 

5 a 28 de setembro

Com Marina Quesada, o projeto "about.magic" indaga o poder da crença e da fé humana, uma vontade capaz de mudar destinos. "about.magic" é sobre a necessidade de estar em contacto com as forças da natureza, de as dominar, controlando assim os eventos  da vida. Para além da bibliografia existente acerca deste tema, nomeadamente a relacionada com curandeiras/feiticeiras, investigada de um ponto de vista contemporâneo, Marina Quesada pretende fazer entrevistas à população local, ouvir as suas estórias, as suas canções e mezinhas...

 

SET/OUT (a definir com as escolas)

Oficina "As tecnologias da Comunicação na Construção da Cultura da Participação", com Filipe Aristimuño, destinada a alunos do terceiro ciclo do ensino bésico e/ou do ensino secundário e proferssores das áreas de artes visuais, comunicação, língua portuguesa e língua estrangeira.  

 

Festival  - 29 setembro - 09 outubro

Ourique/Almodôvar + Aljustrel

Durante estes dois fins-de-semana serão apresentados espetáculos, performances, conversas e concertos, sempre relacionados com os artistas em residência, a comunidade e temáticas pertinentes para as artes performativas.

 

Esclarecimentos/informações adicionais:

T.: +351 286 512 263

E.: aap@atalaiaartesperformativas.com

 

Ligações úteis:

Website: http://atalaiaartesperformativas.com/

Facebook: https://www.facebook.com/atalaiaartesperformativas

Instagram: https://www.instagram.com/atalaiaartesperformativas